sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Incubus em BH: comportado e agradável

Luciano Viana / Divulgação

Na última quinta-feira, 12 de dezembro, os norte-americanos do Incubus se apresentaram pela primeira vez em Belo Horizonte, enchendo pela metade o Chevrolet Hall, reunindo entre 2,5 mil e 3 mil pessoas (estimativa do meu olhômetro, que já viu um bocado de shows por ali).

A banda é conhecida pela criatividade, improvisos e técnicas de seus álbuns e esta expectativa obviamente se transfere para o palco. Porém, após o mais recente trabalho, o bom e intimista If Not Now, When?, no qual a banda pisa no freio e (quase) solta uma obra de MPB, percebe-se que o grupo no momento está com outra mentalidade e proposta.

Do último álbum, foram três músicas, ótimas chances de ir ao bar pegar cerveja (mas não deu certo, em virtude das filas, explico detalhadamente mais abaixo). Vários hits foram executados fazendo a alegria do público, como Wish You Were Here, Drive, Talk Shows on Mute, Nice to Know You, Megalomaniac, Stellar, Anna Molly e Dig. Boa parte do público presente era da faixa de 25 a 35 anos, o que me fez (e muitos outros) voltar no tempo em dez anos, quando frequentava o Matriz e via shows de hardcore, grunge e o que mais aparecia, com várias bandas tocando Incubus e amizades surgindo ali, para serem fortalecidas nesta nublada noite de dezembro de 2013.

Para quem nunca viu um show do grupo, certamente o saldo foi positivo e agradou: os caras continuam tocando bem, Brandon Boyd permanece com excelente voz e o repertório (apesar da ausência de pérolas como Circles, Love Hurts, Oil and Water e Pistola) agradou.

Para quem já tinha visto a banda nas outras duas vezes que esteve no Brasil (2007 e 2010), ficou um gostinho de que poderia ser melhor, o grupo poderia ter se “doado” mais no palco, sendo menos comportado e com o repertório menos engessado (quase sem alterações para os demais shows da tour).

Ao final o saldo é positivo, agora é esperar 2016 (pois parece que eles gostam de vir a cada 3 anos) para perceber se voltarão a ser agressivos (como nas origens funk rock e new metal) ou se vão aprofundar nesta proposta mais “amena”.

Estrutura

O Chevrolet Hall continua sendo a maior sauna coletiva de Minas Gerais, talvez do Brasil. Mesmo com metade da lotação, o desconforto com o calor é enorme.

Outro queixa (eterna) são os filas nos bares. Eles não permitem que a pessoa compre fichas, a cada momento que você precisa consumir, precisa pagar. Não sei quem foi o JENIO que implantou isso, só posso parabenizar. Queria comprar 4 cervejas, levaria uma e pegaria três fichas. Mas NÃO. Eu tenho que pegar 4 vezes a mesma fila (que demora não menos que 10 minutos, com a casa com 50% da lotação, ressalto) pra comprar a mísera cerveja. Tal iniciativa une o inútil ao desagradável, pois irrita a clientela e o bar obviamente vende muito menos.